Distinção entre FREGUÊS X CLIENTES:
Fregueses compram um produto ou serviço com características bem definidas que satisfazem suas necessidades
Clientes são pessoas que nos recomendam com entusiasmo, mesmo quando não estejam utilizando nossos serviços.
O Que os Clientes Querem.
Não quer alguém que venha com uma solução pronta – como muitos fazem.
Valor Para o Cliente
Valor é um conceito complexo que pode significar coisas diferentes para clientes diferentes, dependendo da suas necessidades em determinado momento de tempo.
Em geral, entretanto, o valor é criado através da solução de problemas, de ajudar os clientes a atingir objetivos pessoais e empresariais, de fazer com que tarefas fundamentais sejam realizadas e com que os clientes sintam-se bem consigo mesmos como pessoas e profissionais quando você concluir seu trabalho.
Ingredientes Para Relacionamentos Sem Barreiras:
Ø Independência abnegada e
Ø empatia:
Ø Capacidade de pensar e raciocinar;
Ø Conhecimento Profundo e Generalista;
Ø Capacidade de Síntese.
Ø Convicção e
Ø Integridade.
Ø Os clientes pedem frequentemente seus conselhos, tanto sobre assuntos dentro do seu campo de experiência como sobre áreas afins que podem não estar em pauta;
Ø Em sua maioria, os relacionamentos com seus clientes são de longo prazo. Quase todos eles recomendam você a outras pessoas;
Ø Existe uma forte confiança mútua, nos níveis profissional e pessoal, entre você e seus clientes;
Ø Você colabora amplamente com seus clientes pra definir o produto ou serviço que entrega a eles e para adapta-los às necessidades deles;
Ø Você oferece com freqüência a seus clientes idéias e sugestões não-solicitadas;
Ø Seus clientes acreditam que seus serviços valem mais que seus honorários. Raramente ou nunca investigamos para saber se podem com outros os serviços que você oferece por menos dinheiro.