Muitos empresários acham que o seguro Empresarial apenas protege sua empresa contra roubos, furtos e pequenos danos, e ainda consideram um custo adicional financeiro. O seguro é mais que isso, ele protege dos riscos imprevistos aos seus negócios, que são os que apresentam maiores ameaças às suas operações, podendo levar ao encerramento da empresa e de suas atividades.
A principal vantagem, em qualquer seguro empresarial, é proteger os seus bens essenciais. Qualquer tipo de operação depende dos materiais primordiais para isso — seja maquinário, infraestrutura ou colaboradores, todos são um patrimônio, e o seguro os protege de acidentes ou danos.
O seguro empresarial é um tipo de seguro “compreensivo”, ou seja, que reúne diferentes ramos ou modalidades de coberturas numa mesma apólice. É indicado para atividades comerciais, industriais ou de serviços, ou para imóveis não residenciais, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep).
De acordo com a Susep, as principais características de seguros compreensivos são taxas reduzidas em relação aos convencionais, cláusulas menos restritivas e de mais fácil compreensão, estrutura modular, e ampla gama de coberturas e garantias acessórias.
O seguro empresarial é considerado uma forma eficaz de transferir o risco financeiro de uma empresa para uma seguradora. A última assume a responsabilidade de indenizar a primeira caso ocorra algum evento previsto na apólice.
O seguro empresarial tem dois pilares: as coberturas e as assistências.
As coberturas sugeridas podem variar de acordo com a atividade do negócio. podemos citar lucros cessantes, danos elétricos, roubo de bens, responsabilidade civil. No caso de terceiros, destaca-se a cobertura de responsabilidade civil de empregadores, que garante indenização por danos corporais e também despesas hospitalares dos empregados em casos de acidentes.
Exemplos de coberturas adicionais são: pagamento de despesas fixas, como água, energia elétrica, aluguel e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) – em casos de paralisação por incêndio –, danos elétricos, vendaval, desmoronamento, danos por queda de granizo, danos a terceiros, roubo de mercadorias e valores, despesas médicas em caso de acidentes com funcionários, bens da empresa utilizados por funcionários em home office, jardins corporativos e mercadorias transportadas e etc .
Há planos apenas com as coberturas essenciais para micro e pequenas empresas, e pacotes para companhias de diferentes tamanhos e áreas de atuação .
As assistências são serviços que auxiliam os empresários nos imprevistos do dia a dia, como serviços de eletricista e encanador. São comuns em seguros para pessoas físicas, mas neste caso contemplam também serviços específicos para pessoas jurídicas, como conserto de porta de aço ondulada, instalação de câmeras de monitoramento, verificação de extintores e conserto de bebedouros e interfones.
José Maria Carneiro
Diretor – Jmc Logística – consultoria e gestão em transportes.