Serviços

Planejamento Estratégico

Inicialmente elaboramos o plano de negócio com o objetivo de identificar junto ao Administrador o que realmente ele deseja.

Após discutido e consensualmente definido as prioridades/necessidades e características do projeto , decide-se quais as etapas iniciais do planejamento levando-se em consideração o  Tempo , Custo , Estrutura , Mercado , Concorrência  e  principalmente a cultura da Empresa e seus objetivos emergenciais, necessários e futuros .

Não se pode correr riscos nessa etapa …

A capacidade gerencial aliada a conhecimento técnico é fundamental !

Gerenciamento dos Projetos

Definido o projeto, criamos juntos com os Gestores o ” plano diário de atividades e responsabilidades ” que consiste em :

  • Avaliar as necessidades de estrutura/ferramentas, elaborando planos visando minimizar custos;
  • Coordenar a equipe  e promover treinamentos e comunicação clara e precisa de todas as responsabilidades individuais;
  • Manter relatório histórico de ocorrências, tratando-as pontualmente através das técnicas de qualidade e evitando que se  repitam
  • Manter atualizados os dados de controle e iniciar outros relatórios essenciais para análise dos resultados;
  • Aferir a qualidade e saúde do projeto recomendando técnicas de sucesso.

Auditoria dos Resultados

Processo importantíssimo e que garante a continuidade de todo o trabalho.

  • AJUSTE FOI DRÁSTICO ? ( realidade )
  • FUTURO DA EMPRESA
  • EFICÁCIA OPERACIONAL

Sistema de Gestão da Qualidade

Empresas  de  todos  os  tamanhos  e  ramos  necessitam procurar  caminhos  para gerar novos negócios  (além de manter os existentes), de modo a tornar suas atividades e operações mais eficientes e a um menor custo. Para tanto, é necessário que as Empresas – no caso, Empresas de Transporte – adquiram credibilidade diante do cliente.

Podemos afirmar ,  que uma  Empresa de Transporte  só conseguirá se tornar competitiva se fornecer produtos /serviços de Qualidade, além de ser cuidadosa para com o bem-estar de seus funcionários, e ter preocupações com o Meio Ambiente; que genericamente  chamamos de Responsabilidade Social. Em decorrência, uma das maneiras mais eficazes de se atingir a esses objetivos é por meio de um Sistema de Gestão Integrada, que envolva a Qualidade do produto / serviço e que reveja continuamente os processos que impactam no Meio Ambiente e as condições de trabalho da empresa …

(Segurança e Saúde Ocupacional).

Além de aumentar a credibilidade e a eficiência, também aumenta o “status” perante seus clientes e cria condições de conquistar os potenciais clientes e os ainda não-clientes.

  • Benefícios Internos
  • Benefícios Externos
  • Eliminação de trabalho em duplicidade;
  • Mitigação de custos e desperdícios;
  • Aumento da satisfação e motivação interna;
  • Maior e melhor eficiência administrativa;
  • Melhor planejamento;
  • Melhor controle de fornecedores;
  • Aumento da capacidade de comunicação;
  • Fomento ao trabalho em equipe;
  • Elevação do moral dos colaboradores da Empresa;
  • Melhoria no conforto e bem estar dos trabalhadores; e
  • Menor risco de acidentes de trabalho.
  • Diminuição de reclamações (em todos os níveis);
  • Menor concorrência de “fundo de quintal”;
  • Maior confiabilidade perante o cliente;
  • Mais facilidade de adequação às normas ambientais;
  • Melhoria da imagem da empresa;
  • Aumento das vendas; e
  • Maior satisfação do cliente.

Em conjunto com o Administrador, elaboramos a performance da consultoria, item a item , analisando o antes e o depois ; comparando com a concorrência e das melhores práticas no mercado .
Garantida a satisfação do Administrador, efetuamos proposta de avaliações periódicas .

Plano Diretor Logístico

  • Suporte Técnico e Financeiro na Elaboração do Programa de Investimentos e Desinvestimentos ;
  • Auxílio nas Decisões de Terceirização Total ou Parcial das Atividades Logísticas ;
  • Suporte na Definição de Perfis e Tipos de Parcerias Operacionais com Provedores de Serviços Logísticos ;
  • Suporte na Decisão de Formação de Alianças Estratégicas com Outras Empresas ;
  • Suporte na Definição de Indicadores de Desempenho Logístico em Nível Estratégico .

Processos de Gestão e Operação em Transporte

  • Procedimentos para Gestão e Operação de Transporte Fracionado e Carga Fechada ;
  • Projetos de Redes de Transportes ;
  • Estruturação de Bases Operacionais, Cross-Dockings, Centros de Distribuição Avançados ;
  • Procedimentos para Contratação de Transportes ;
  • Procedimentos de Planejamento e Execução de Embarques ;
  • Procedimentos para Otimização da Capacidade Disponível ;
  • Procedimentos de Auditoria e Pagamento de Fretes ;
  • Processos para Gerenciamento de Riscos em Transportes ;
  • Opções por Modais de Transporte ;
  • Gestão  da Frota Própria e dos Agregados ;
  • Gestão da  Equipe dos colaboradores operacionais, Agregados, Fornecedores e representantes  ;
  • Desenvolvimento e Implementação de Sistemas Integrados de Coleta em Fornecedores (Milk-runs) ;
  • Relatórios e Indicadores de Desempenho ;
  • Procedimentos para o Tratamento de Não-Conformidades (devoluções, atrasos, re-entregas, entregas não realizadas) ;
  • Desenvolvimento e Implementação de Serviços Diferenciados e Personalizados para Grupos de Clientes ;
  • Suporte no Desenvolvimento de Parceiros Operacionais ;
  • Processos de Logística Reversa ;
  • Padronização de Procedimentos Operacionais  ;
  • Apontamento de Custos  e desperdícios por serviços refeitos, mal programados ;

Tecnologia em Transportes

  • GPS / Tracking Systems ;
  • Tecnologia WEB / WAAP ;
  • Sistemas de Comunicação  ;
  • Computadores de Bordo ;
  • Softwares para Planejamento de Embarques .

Processos de Gestão e Operação de Armazéns

  • Desenho e Implementação dos Processos de Recebimento, Put-Away, Estocagem, Picking ;
  • Elaboração e Implementação de Lay-outs de Armazéns ;
  • Especificações Técnicas de Armazéns , Funcionalidades ;
  • Dimensionamento do Quadro Operacional ;
  • Especificação de Equipamentos de Movimentação (empilhadeiras, paleteiras, talhas, pontes rolantes, etc) ;
  • Gerenciamento de Riscos em Armazéns ;
  • Desenvolvimento e Implementação de Relatórios e de Indicadores de Desempenho Operacionais ;
  • Padronização de Procedimentos Operacionais ;
  • Apontamento de Custos em Movimentação e Armazenagem ;

Gestão de Estoques

  • Suporte na Terceirização de Serviços Logísticos (Operadores Logísticos, Transportadoras, Equipamentos , etc);
  • Decisão sobre Terceirização;
  • Pesquisa de Potenciais Prestadores de Serviços Logísticos;
  • Suporte na Negociação Comercial;
  • Suporte no Planejamento do Projeto e nas Fases de Phase-in/Phase-out;
  • Monitoramento da Fase de Implementação;
  • Desenvolvimento e Implementação de Sistemas de Avaliação de Desempenho do Prestador de Serviços Logísticos;
  • Suporte na Elaboração do Contrato de Prestação de Serviços.

Gestão e Aperfeiçoamento do Capital Humano

  • Análise e Redesenho da Estrutura Organizacional;
  • Dimensionamento de Quadros Operacionais e Administrativos ;
  • Recrutamento e Seleção de Profissionais ;
  • Suporte na Definição do Perfil do Profissional ;
  • Detalhamento das Atividades dos Cargos ;
  • Desenvolvimento de Processos e Procedimentos Operacionais ;
  • Avaliação do Conhecimento Técnico de Profissionais da respectiva Área  ;
  • Elaboração de Planos de Necessidade de Treinamento Individuais ou Coletivos ;
  • Realização de Treinamentos personalizados e específicos às necessidades da Empresa e do Colaborador.