A pesquisa de clima é uma ferramenta estratégica para a empresa permitindo identificar os pontos fortes, de melhoria, aspirações e expectativas que os colaboradores visualizam sobre a organização e aproxima funcionários e empresa.
permite que se tenha em mãos um diagnóstico completo e detalhado do ambiente interno.
Como uma pesquisa de clima pode ajudar
Para uma gestão de pessoas eficiente, é fundamental aplicar a pesquisa de forma anônima para garantir sua verdade e imparcialidade e, após o recebimento do resultado, executar as possíveis mudanças. Além disso, é muito importante informar os resultados para os colaboradores que participaram do processo, pois isso amplia a credibilidade da pesquisa e transmite aos funcionários o sentimento de que a empresa quer não apenas ouvi-los, mas também atender suas necessidades.
Ambiente de trabalho
Estuda-se o ambiente físico em si, sua estrutura, preocupação com segurança e conforto em relação às instalações, possibilidades de ocorrer acidentes de trabalho, acessibilidade, etc.
Trabalho em equipe
Esse tópico relaciona-se mais ao clima de trabalho: se é de cooperação entre áreas e departamentos, se há integração, como é o relacionamento entre os colaboradores. Analisa-se o ambiente de trabalho de acordo com a atmosfera que permeia a execução das tarefas. É possível, inclusive, averiguar o quanto é permitida a coparticipação na gestão, seja de projetos ou da própria equipe.
Salário
Analisa-se qual é a percepção dos funcionários em relação à remuneração fixa e variável que recebem, em relação a outras empresas (do mesmo segmento) no mercado ou, de forma geral, de acordo com o cargo ocupado, com preocupação para possíveis distorções ou descontentamentos.
Benefícios
Apura-se o grau de satisfação em relação aos benefícios oferecidos. Com os dados da pesquisa em mãos, é possível readequá-los, levando em conta os que fazem mais sentido para os colaboradores.
Gestão
Diversos aspectos relacionados à gestão são analisados, o que permite medir o grau de satisfação dos colaboradores em relação a:
- liderança;
- competência técnica e de gestão de pessoas;
- capacidade de dar feedbacks estruturados e contínuos;
- relacionamento interpessoal;
- reconhecimento;
- apoio à equipe na resolução de problemas;
- postura profissional e ética do gestor.
Trabalho
Busca-se garantir que o colaborador tenha ciência das suas tarefas e responsabilidades.
Desenvolvimento profissional
Determina o quanto a companhia valoriza o aprendizado contínuo e oferece possibilidades de promoção e gestão de carreira dentro dela.
Comunicação
Esse é um meio de verificar o quanto o processo de comunicação é colaborativo, interativo e informativo, dependendo do objetivo de cada companhia.
Como aproveitar os resultados de uma pesquisa de clima
Tão importante quanto a aplicação da pesquisa em si são as etapas durante e após o processo e o planejamento para implantá-la .
O PATRIMÔNIO MAIS IMPORTANTE NAS ORGANIZAÇÕES , SEM DÚVIDA É O MATERIAL HUMANO !